Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Parto: pois ainda preciso falar sobre ele


Ontem, lendo uns post antigos do Desabafo de mãe, fui parar no blog da Samantha, onde ela escreveu sobre a divinização do leite materno.


Nos dois blogs o que me chamou a atenção foi que elas tocaram em um ponto muito importante que é "o lado negro da força" recheado pelas pessoas que por algum motivo não amamentam ou que fizeram uma cesárea.


Caramba, já faz oitenta e dois dias que o Samuca nasceu e eu ainda me sinto inferior por ter feito uma cesárea. Quando optei por ela não sabia que seria tão discriminada assim.


Pode não ser nada demais, Samuca está aí forte e saudável e eu também. Tive uma recuperação perfeita, e o parto em si foi maravilhoso, LINDO.

Sem dúvida o momento mais incrível da minha vida. Estava ao lado do cara que eu escolhi para ser pai do meu filho, com uma médica que confio muito e com todos os que amo me apoiando e torcendo por nós lá embaixo no berçário.

Sem duvida eu sei que essa cesárea foi a melhor opção para mim naquele momento. Pressão aumentando, coração desesperado, descoforto físico, companheiro atolado em trabalho. Naquele momento por mais que achasse o PN uma opção cool, a minha opção de parto seria a cesárea.


biológicamente TODAS as mulheres estão prontas para ter um parto natural. Mas mentalmente é diferente.

Hoje percebo que é importante combater a avalanche de cesáreas de forma mais humana: no papo. Parto normal não é melhor e ponto. É necessário discutir as reticências.

Não, eu não me arrependo, mas hoje se conversarem comigo a respeito tenho vários motivos que me fazem crer que parto normal não é para todas, mas pode ser para a grande maioria. E hoje eu faço parte desta maioria.

7 comentários:

Dani disse...

Então porque você continua se martirizando?
Sim, porque a partir do momento que você está segura dos seus atos, terá força para calar a boca dos que te condenam.
Pense nisso.

Lorena Lara disse...

Quel,
Eu fiz PN e me arrependi muuuuuito. Foram 8 horas de TP, meu médico estava de licença pq a mãe dele havia falecido, então peguei 3 plantonistas diferentes neste intervalo. Ainda bem q o último, que trouxe o Bernardo ao mundo, foi maravilhoso...
Minha recuperação foi lenta e dolorosa, levei muitos pontos e cada vez q precisava sentar, me lembrava dos danados. Um horror!

Entrei nessa de "ser mais mulher" se fizesse PN, mas não tem nada disso. Vc aproveitou o nascimento do Samuca muito mais... Eu tava tão cansada que qdo ele nasceu senti alívio primeiro! Depois é q vieram as outras emoções...

O que importa é q vc se sentiu bem e seu bb tb.
bjos

disse...

Eu ainda estou na minoria. E de certa forma, feliz.

Raissa disse...

....




É por isso q vou adotar ! hahahaaha

Mas, falando sério: cada um na sua!

Raffu disse...

Vixi.. se vc fosse ligar para esse "parto humanizado" ia ter tanta mulher morrendo no parto.

A MULHER FOI FEITA PRA TER PARTO NORMAL E PONTO.

Isso na época das cavernas neh??
e quantas delas não morriam nesses momentos?
Tem mulher que precisa da cesarea para garantiar sua propria vida e a do seu filho...

Quero ver uma mulher querer parto normal quando ver o cordão umbilical enforcando o seu filho antes da época de seu nascimento.. ou quando ele não esta na posição, ou quando a pressão da mãe pode mata-lo.
Tem gente que não lê hoje em dia viu.

Rosi Mommy disse...

Qdo eu tava gravida devorava toda e qualquer materia ou livro sobre partos normais. Meu grande sonho era sentir dores, fazer força e sentir minha filha saindo de dentro de mim... até que entrei num grupo q apoia o parto natural e a minha vida mudou!!!

Ok, parto normal é muito melhor pra mãe, ótima recuperação, tudo de bom e mais um pouco e claro, isso virou obsessão pra algumas pessoas. Cheguei a ler relato de parto onde a mãe estava com febre, sem dilatação, sofrendo a mais de 24h e se negava a fazer uma cesárea!!! Colocou a vida dela e a do filho pra mostra q ela ewra forte e teria um parto normal e não uma "desnecesária".

Depois q li isso percebi q o parto é algo muito pessoal e ele não define o tipo de pessoa q nós somos.

Eu queria ter um filho e ponto, se pudesse ter parto normal ótimo, se não, paciência. Tive cesárea, sofri muito, mas não me senti menos mulher ou menos mãe por isso e nunca vou permitir q questionem isso pois só quem está vivendo o momento pode dizer o q deu fundamento pra sua escolha.

Maria Elisa disse...

tiop
eu nao entendi???
pq vc faz parte agora?